quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Tema em Destaque: Dança/ Regência

A " Dança da Regency 'é o termo para danças históricas do período que varia cerca de 1790-1825.
Tais danças variavam  de lugares, como o  Almacks ou em casas de campo grande,onde havia a dança de improviso com a participação de familiares e amigos após o jantar. Danças proporcionavam uma oportunidade para homens e mulheres jovens para encontrar maridos e esposas adequadas.

Cotillion.
Figuras Cotillion demonstrado na Festsaal, Hofburg Viena, em 2008
O cotillion é um termo para um baile de debutantes, uma apresentação formal de jovens senhoras, debutantes, para uma sociedade civilizada..
O cotillion é um tipo de padrão dança social que se originou na França no século 18 e foi originalmente composta por quatro casais em uma formação quadrados, o precursor da quadrilha. Seu nome, do francês Cotillon, " saia ", reflete o flash de saias como os parceiros mudando virada. O cotillion, de repetidas "figuras" intercalados com "mudanças" de figuras diferentes para músicas diferentes,  foi um dos muitos contradanças , onde os participantes se reuniram foram capazes de se apresentarem e para flertar com outros dançarinos através da troca de parceiros dentro do rede de formação da dança. Por volta do século 19, o cotillion evoluiu para incluir mais casais com muitos números de dança complexa.

Quadrilha
Quadrilha é uma dança histórica realizada por quatro casais em uma formação quadrados, um precursor da quadrilha tradicional.
A quadrilha foi introduzida na sociedade Inglês pelas damas da Almacks em 1816. Esta dança composto por cinco partes distintas ou figuras era uma alegre e graciosa - de música normalmente era adaptado de canções populares e obras cênicas.
A quadrilha (em francês quadrille de contradanças) era agora uma dança animada com quatro casais, organizados na forma de um quadrado, com cada casal de frente para o centro dessa praça. Um par foi chamado o casal cabeça, os outros pares do casal lado. Uma figura da dança era freqüentemente realizada primeiro pelo casal cabeça, e depois repetido pelos casais lado. Na versão original francesa apenas dois casais foram usados, mas mais dois casais acabaram por ser adicionadas para formar os lados de um quadrado. Os casais em cada canto da praça se revezaram, na execução da dança, onde um casal dançou, e os outros casais descansado.
Termos usados ​​na quadrilha são na sua maioria os mesmos que no ballet . Números de dança têm nomes como jeté , Chassé , croisé , plié , arabesque , e assim por diante.

Valsa
Detalhe do frontispício de método correto Thomas Wilson de Waltzing alemão e francês (1816), mostrando nove posições do Waltz, no sentido horário a partir da esquerda (os músicos estão na extrema esquerda). Naquela época, a Walz era uma dança relativamente novo na Inglaterra, eo fato de que era uma dança de casais (em oposição à dança tradicional grupo), e que o cavalheiro realmente apertou seu braço em torno da cintura da mulher, deu-lhe uma duvidosa status moral aos olhos de alguns.


A valsa foi importada para a Inglaterra em 1810, mas não foi considerado socialmente aceitável até  que visitantes  do continente,   nas celebrações do pós guerra contra Napoleão bonaparte,  dançaram em Londres e mesmo assim manteve-se a postura de anti-valsa  . Até mesmo o decadente Lord Byron ficou escandalizado com a perspectiva das pessoas "abraçando" na pista de dança. A versão Regency é relativamente lento, e feito até nas bolas dos pés com os braços em uma variedade de posições graciosas.
Gente eu estava conversando lá no Orkut com  a Penélope sobre a reação de Lorde Byron. E algo que ela falou chamou minha atenção. Se ele ficou escandalizado com a valsa, imagine se, caísse de repente em nosso século e se deparasse com uma dançarina de funk? Ou com pessoas dançando aquela música:" Vai descendo na boquinha da garrafa"(que eu odeio, kkkk)? Ou então presenciasse as  5 velocidades do Créu?  Acho que ele teria um ataque.
A valsa foi introduzida na Inglaterra pelo barão Neuman em 1812 e tornou-se gradualmente aceite pelas senhoras em Almacks e tornou-se conhecida como a "Valsa Imperial '.
(fonte: Wikipédia)

 Aqui temos um vídeo com danças em alguns filmes dessa época. Deleitem-se.


4 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...:c....adorei Lexi.
    E SOBRE A reação do Lorde Byron neste século ele ia surta o coitado....ou não né.....poderia acabar gostando quem sabe....
    Mas eu não gostaria muito de dançar essas músicas antigas não...eu acabaria me aborrecendo...e ficando tonta com tantas voltas e regras...aff....:o
    Prefiro muito mais as musicas dos anos 80....dançar agarradinho..sem nenhum preconceito...podendo tocar sentir o calor do outro....muito mais romântico....aiaiai....:d

    ResponderExcluir
  2. :c
    Verdade Morgan. Mas a valsa é linda neh?
    Lorde Byron ia cair na gandaia :o

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk..é muito linda a Valsa....
    Mas eu sou um desastre dançando ela.....fui tentar uma vez...mas pisei tanto no pé do moço que me largou no meio da pista..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..:c

    ResponderExcluir

Adorei a sua visita!!!
Seu comentário é sempre bem vindo!!!
Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
E volte sempre!!!