segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Canção de Annie- Catherine Anderson




Titulo Original:  Annie's Song
Não Publicado no Brasil




Alex Montgomery ficou horrorizado ao descobrir que seu irmão forçou uma moça indefesa.
Atormentado pela culpa, Alex se casa com ela e pretende criar o filho que leva em seu ventre.
A pouco tempo do casamento, Alex descobre que Annie Trimble, a filha “boba” de um juiz local, não sofre nenhuma incapacidade mental, mas sim padece de surdez.
Enquanto Alex aprende a comunicar-se com Annie, desperta uma parte inexplorada da moça e lhe mostra um mundo do amor.



A Canção de Annie é um livro maravilhoso que nos prende desde suas páginas iniciais.

Do absoluto  desprezo e ódio gerado pelo Douglas Montgomery, aos insanos e constantes momentos em que quis jogar os pais da Annie na fogueira da execração literária, o livro foi me ganhando de tal forma compulsiva que ao término, sentia meus olhos doendo e ainda fui fazer uma propaganda pra convencer a Elimar a ler, .

Catherine Anderson criou uma trama que nos desperta diversas emoções. O  lance inicial da trama é a  violência sofrida pela Annie. Realmente é algo que abomino imensamente, porém a história vai muito mais além do que isso, ela evolui de tal forma que, rimos, choramos e, nos permitimos ter um olhar  maravilhado em tantos outros aspectos. A história ultrapassa a brutalidade inicial...ela nos mostra a importância do amor e dignidade humana.

Annie sofreu uma febre que a deixou surda, aos 6 anos de idade e por conta da mais abjeta ignorância e injustiça de seus pais, vive excluída da família, condenada pelas outras pessoas que veem as diferenças como “defeitos intransponíveis”. Ela é conhecida como “Annie, a estupida” ou “Annie, a idiota”... Ela vive em seu mundo de silencio.

A história começa quando Annie é violentada pelo abjeto Douglas(já falei que quis  entrar no livro e castrá-lo com uma lamina cega?),irmão de Alex  Montgomery, um influente homem da região. Por conta de  um acontecimento do passado, Alex sempre tentou “corrigir” as faltas de Douglas, mas diante da enormidade do que ele fez, Alex  não pode fechar seus olhos, decidindo bani-lo da família e da propriedade.

Ao confrontar os pais de Annie, Alex descobre que ela não  apenas é “atrasada” em sua compreensão, mas também pode sofrer de uma insanidade hereditária. Isso retarda os planos iniciais de Alex, porém, quando vem a tona que Annie está gravida,  a vida dos 2 muda drasticamente.

Annie vive em seu próprio mundo se silencio, algo que construiu no decorrer dos anos, para sobreviver ao isolamento que lhe foi imposto. Seu primeiro encontro com Alex e a cerimonia de casamento é muito difícil para ela, dada a semelhança dele com Douglas,  o miserável. E a partida para Montgomery Hall é muito difícil,  pois ela se sente traída pelos pais, enganada e abandonada por eles, mesmo sem entender que na verdade ela está casada com o Alex, pois ninguém se dá ao trabalho de lhe avisar nada.

A  vida dos 2 como marido e mulher é repleta de descobertas maravilhosas e surpresas. Alex pouco a pouco vai percebendo pelas ações da Annie que ela não é “idiota” tampouco  propensa a loucura, mas sim, surda; e a partir de então, ele busca ajuda-la a  ter uma vida melhor e adquirir o respeito e dignidade que lhe foi negada por mais da metade de sua vida. O amor dos 2 é gradual e muito bonito de acompanhar.

Um dos melhores momentos do livro é quando ele descobre que a Annie não é “atrasada” ou "idiota" como todos pensavam...
Alex é um personagem apaixonante. O típico bom moço, honesto, trabalhado. Porém cheio de paciência ao lidar com sua recém-adquirida esposa, a qual a principio não consegue entender. Com sua mansidão e bondade, ele consegue penetrar no silencioso mundo de Annie e resgatá-la da solidão em que vivia, e cai rendido aos seus encantos.
A Annie nos cativa desde os primeiros momentos  em que aparece no livro. A Catherine conseguiu criar uma personagem fascinante. Embora vivesse isolada, ela tem uma compreensão muito clara do que a cerca, na medida do que ela pode assimilar. Conseguimos acompanhar seus pensamentos, não de uma garotinha confusa, mas de uma mulher que viveu toda sua vida  na ignorância(o que rende algumas cenas hilárias), e que com  a ajuda apropriada começa a florescer.

Abaixo capa em Inglês.




8 comentários:

  1. linda cenas.... a descoberta do mundo "fantasioso' de Annie,a valsa dançada perante os "convidados" dela,o carinho de Alex ao defendê-la da ignorância de seus pais,a descoberta do prazer de ser casada com ele....podia citar o livro inteiro aqui,mas,aguçemos a curiosidade das leitoras. Lindo e uma lição de humanidade.

    ResponderExcluir
  2. Demais Mari. Eu amei cada linha lida. Esse é pra ficar na história. Minha revolta é que ele nunca foi publicado aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não? ah,que pena!!! guardemos nossos ebooks trancafiados no nossos discos rígidos!!!ops,ok! o compartilhemos,com quem se interesse, então kkkkkkkkk

      Excluir
    2. Só existe impresso em ingles e espanhol...E sim, amiga, salvemos nossos amados ebooks, kkkk

      Excluir
  3. hum!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!parece lindo Lexis é esse livro que ela grita annneeeeeelllllllllllllllllllllllllllll

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran.
    É lindo mesmo, mas não é esse o do grito do não,rs. O do grito aneeeeeeelll é o Lothaire, da Kresley Cole.

    ResponderExcluir
  5. ALGUEM PODE MANDAR PARA O MEU EMAIL PORFAVORRRR!!!!!lacerda_rav@gmail,com

    ResponderExcluir
  6. ALGUEM PODE MANDAR PARA O MEU EMAIL PORFAVORRRR!!!!!lacerda_rav@gmail,com

    ResponderExcluir

Adorei a sua visita!!!
Seu comentário é sempre bem vindo!!!
Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
E volte sempre!!!