quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Tema em Destaque: Moda/ Regência 2- Mocinhas

Como vimos em um post anterior(aqui), por volta de 1795 os trajes masculinos que eram muito enfeitados com babados e em cores vibrantes, tornaram-se mais sóbrios. Em parte isso ocorreu devido a influencia de Brian Beau Brummell. 
Agora vamos falar um pouco dos modelitos exibidos pelas moçoilas romances do período chamado Regência.
Esse período divide-se em duas partes: Era Georgiana (1714-1837) e Era Vitoriana (1837-1901), cada qual com suas próprias peculiaridades.

VESTIDOS

Era uma espécie de camisola leve,decotada que ia até os tornozelos, os vestidos marcados logo abaixo do busto, e tinham pequenas mangas bufantes.
Para o dia as roupas poderiam ter mangas, golas e nada de enfeites. Havia também, como observamos em nossas leituras, um tipo de gradações de vestidos: vestidos de caminhadas, vestidos para viajar, vestidos da tarde, etc.
Os vestidos brancos eram sinal de Status, visto que sujavam facilmente eram usados apenas a noite e poderiam ter enfeites de renda.
Já na Era Vitoriana  trazia para as mulheres vestidos mais fechados, porém com o tronco bem marcado por corsets e saias mais justas na frente, formando pregas com uso de anquinhas para ressaltar a parte de trás dos quadris.

CHEMISES E DRAWERS

A principal função do chemise era proteger a pele do espartilho e vice-versa.
Era um vestido de linho ou algodão, sem mangas ou com mangas curtas, ate´o tornozelo. Poderiam ser bordados e rendas e eram bem decotados(dependendo do vestido que seria usado, pois não deveriam ficar á mostra). 
no final da era Vitoriana, quando a silhueta mais esbelta trona-se moda, a chemise poderia ser mais justa e curta, mantendo a mesma função.

Essa pecinha básica ai é chamada de drawers.
Seu uso começou para evitar situações, digamos, picantes. com a introdução da crinolina tornou-se indispensável. Imagina o ventinho maroto levantando as roupas da lady? 
As metades, para  cada perna eram cortadas e costuradas separadamente e se ligavam por laços ou botões nas cintura. Assim, não havia costura entre as pernas, favorecendo certas ocasiões, se é que me entendem.

ESPARTILHOS
Ele erguia os seios, afinava a cintura, escondia a barriguinha e elimina todos os pneuzinhos, transformando a mulher numa ampulheta muito sensual. E ainda limita o volume dos pulmões em 30% e desloca os órgãos internos. UI! Afinal, para ficar bonita é necessa´rio um tantinho de sofrimento.
Abaixo temos algumas imagens dos resultados obtidos.

fofinhas não?

TRAJES DE MONTARIA
Traje de 1806

Como o nome já diz, é o traje específico para andar a cavalo.
Poderia ser usado também para passeios á pé, viagens, etc. Era confeccionada por uma  ampla variedade de materiais- de seda leve e colorida a tweed ressitente qeu permitia cavalgar pela floresta sem ter medo dos galhos. No verão eram usados trajes de montaria de algodão.

Quanto cinturas altas estavam na moda, entre 1790 e 1820, o traje poderia ser uma espécie de casaco, chamado de riding coat (isto é, redingote), ou uma saia com uma jaqueta curta (muitas vezes, mais longa atrás).

ACESSÓRIOS
O que não faltava era acessório pra essas moçoilas. Mas como diz minha amiga Dê,vamos por partes.
Xales
Visto que as vestes eram leves, era necessárias outras peças para manter a dita lady aquecida.
Xales de tule, delicados e leves eram usados com vestidos para  a noite.
Os xales mais quentes eram feios de lã de caxemira. Genuínos xales de caxemira da melhor qualidade eram eitos de lã muito fina, com bordados e considerados um acessório muito útil e atraente.
Saber usar um xale com graça era sinal de uma mulher elegante.


Chapéus e turbantes 1800, 1801, 1806 e 1807
Chapéus
Na era da Regencia, as mulheres tinham uma  infinda´vel variedade de chapéus.
alguns eram gorros com fitas decoradas.
A noite turbantes mais exóticos eram vistos.



Ente 1816-1817, o chapéu passou a ter uma coroa mais suave e chamar-se capote. Era decorado com fitas, penas, flores, babados. Era enorme a variedade deles.



Jóias
As damas usavam uma quantidade limitada de jóias.
Elas gostavam de colares delicados e outras peças, incluindo pentes de cabelo
As mulheres mantiveram o cabelo mais curto e mais limpo, os penteados se tornaram muito mais elaborados e assim fez a jóia do cabelo.


Bolsas de Retícula

Esse acessório surgiu no final de 1790.
Antes disso as mulheres tinhas que colocar as coisas nos bolsos quando os vestidos eram  grandes o suficientes para escondê-los. Mas com o surgimento das cinturas delgadas moldadas pelos tecidos como a musselina, as bolsas de bolso podiam  ser vistas, o que não ficava muito elegante, assim surgiram as bolsas de retículas.
A bolsa poderá ser de malha, de tecido rico com uma corrente de ouro e de encerramento, ou derivadas de tais itens como conchas. Redes retículas e cobrindo as telas foram considerados passatempos adequado para jovens senhoras. A bolsa termo durante a Regência só seria usado para descrever uma bolsa de couro muito pequeno para a realização dinheiros como em uma bolsa de mudar hoje. Um retículo pode conter um lenço de linho fino, um caso de cartão de chamada preenchido com cartão da Senhora, uma pequena bolsa para dicas, um vinagrete, selar a Lady, um tablet e um lápis em um caso pequeno, e uma lata de balas respiração. Cada caso foi provavelmente alojadas em um pequeno saco de veludo para evitar arranhões. Duas placas de Ackermann abaixo mostram mulheres em andar vestido com retículas.

Leques
Esse era um importante acessório na Era da Regência.
Um leque consistia num conjunto de varas amarrados em uma extremidade de tal forma que eles poderiam ser espalhadas com um material plissada preso a varas. O papel de seda ou material foi muitas vezes pintado com uma cena. A configuração da paisagem com figuras da mitologia popular durante a era da moda neoclássica na virada do século. 
Um código de gestos fã desenvolvidos que enviaram mensagens. Esta linguagem de sinais foi publicada em livros de etiqueta contemporânea e revistas. Fan Fanology ou Ladies 'Conversa foi criada por Charles Francis Badini e publicado por William galo em Londres, em 1797. Ele continha uma lista de gestos combinados com a mensagem que transmitiu, tais como:
  • Colocar o leque perto do coração = eu te amo.
  • Um leque fechado repousando sobre o olho direito = Quando posso vê-lo?
  • Um leque semicerrados pressionado para os lábios = Você pode me beijar.
  • Tocar a ponta do leque com um dedo = Gostaria de falar com você.
  • Deixando o resto do leque  na face direita = Sim.
  • Deixando o resto do leque no rosto para a esquerda = No.
  • Soltando o leque = Vamos ser amigos.
  • Fanning lentamente = Eu sou casado.
  • Fanning rapidamente = estou engajado.
  • Carregando um leque aberto na mão esquerda = Venha falar comigo.
  • Girando o leque na mão direita = eu amo outro.
  • O leque girando na mão esquerda = Estamos sendo vigiados.
  • Fechando um leque totalmente aberta lentamente = Eu prometo me casar com você.
  • Desenho da leque através dos olhos = Sinto muito.
  • Abrir amplamente um  leque = Espere por mim.
Sapatos
Sapato de 1807
Eram sem salto, estilo bailarina.
Eram feitos de pano ou seda. Eram muito frágeis e facilmente se desgastavam

Então, cerca de 1810, a  bota de sola plana começou a ser usada. eram feitas de couro, de tecido de pelica e com o passar do tempo, tornou-se tão usual que mesmo noivas usavam. Também passou a ter botas para danças.


PENTEADOS
 Comoa maneira de se vestir, os penteados muitas vezes mudam gradualmente, movendo-se lentamente de uma linha para outra ...
Estilos de cabelos de 1802, 1805 e 1806
Acima são simples, estilos de cabelo limpo a partir do início de 1800. Estes penteados elogiado vestido simples linha império do período associado com romances de Jane Austen
Estilos de cabelos de 1815, 1820, 1829 e 1835

Até o próximo post.

2 comentários:

Adorei a sua visita!!!
Seu comentário é sempre bem vindo!!!
Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
E volte sempre!!!