sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Tema em Destaque: Os 8 Arquétipos de Heroínas

As mulheres que queremos ser.
Ela é brilhante, apaixonada. A estrela de todos os  nossos romances favoritos. A dona daquele mocinho tudodebomgpstosoemegaultrapowerhot. E com certeza, queríamos estar no lugar dela.
Segundo o escritor Tami Cowden, independente do gênero: ação/aventura, mistério, drama, romance - heroínas geralmente caem em 8 arquétipos claros( veja os 8 arquétipos de Heróis segundo o Tami Cowden  aqui).
São eles:
1. A CHEFE.
Katherine Hepburn

Ela não aceita nada além do respeito.
Alcançar seu objetivo é a coisa mais importante na vida para ela.
Ela pode ser a menina que trabalha para subir a escada corporativa ou talvez ela sempre foi mimada, como a princesa do papai, mas de qualquer forma nunca falha.  Ela encontra sua maneira, seu vocabulário. Esta mulher  nunca desiste até que ela esteja no topo da pilha.
Personagens Chefe  são confiantes, competitivos e arrogantes. Sua necessidade de ser o número 1 pode obscurecer alguns outros prazeres da vida. Ela é frequentemente tão ocupada em sua pressa de ser o nº 1 que deixa de experimentar a alegria de viver.
Katherine Hepburn interpretou muitos chefes, no cinema.
Imagine que a sua heroína está  num bar um pouco desagradável, na companhia do herói, que neste momento, ela não gosta muito. De repente, irrompe uma briga, com punhos, garrafas quebradas,  móveis. O que  a Chefe  faz?
Bom, uma coisa é certa: ela não vai se encolher num canto e choramingar. Não, essa não é ela. Ela, provavelmente vai exigir a suspensão da luta. Ela vai desdenhar deste meio improdutivo de resolver os problemas, e sim, se ela fica indignada porque suas ordens não foram obedecidas(embora muitos homens irão obedecê-la- ela tem esse ar).
Uma vez que ela vê a si mesma como indestrutível, ela provavelmente não vai ser muito medrosa, e terá uma certa fé de que a polícia vai resolver este assunto de forma adequada. Se acontecer do herói ser um policial, ela quase certamente irá condená-lo a por um fim á luta de uma vez. Ai, se ele não cumprir a sua satisfação!!!!

2.  A SOBREVIVENTE. 
Scarlet O'Hara


Esta é uma heroína que está acostumada a dimensionar todos em uma sala no minuto em que entra. Misteriosa e manipuladora, ela esconde uma mancha de desconfiança ampla e uma profundidade de cinismo em cada ação e seu senso de sobrevivência lhe dá os meios para fazer o que for necessário para sair na frente. Essas heroínas patinam no gelo fino, elas podem muito bem parecer mais uma vilã do que uma heroína.
Mas um dia, seu príncipe chega, e ele é o único que pode ver abaixo desse exterior duro dela, tão cuidadosamente construído por si mesma.
Margareth Mitchell criou o ícone de uma sobrevivente: Scarlett O'Hara em ... E o Vento Levou.
Para um Sobrevivente, encantos são ferramentas que ela vai usar para chegar em primeiro lugar, mas ela tem uma bolada de ajuda e esperteza também. Ela vai esconder a inteligencia sobre ela mesma em todos os momentos.
Coloque a Sobrevivente nesse mesmo bar que a Chefe, e ela não vai perder tempo contando os lutadores. Na verdade, ela vai aproveitar a oportunidade que toda confusão cria para escorregar para fora  do lugar. Sem dúvida, alguns companheiros infelizes já foram enganados ao tentar passá-la para trás. E se alguns dos bandidos embriagados ameaçar-lhe, não se preocupe. Esta garota sabe como lidar com ele.


Gente aqui quero inserir minha opinião: Lembrei da Elene Fitzhugh, do livro O Anel de Noivado, da Deborah Simmons.

3. A GAROTA ANIMADA.
Ela é a favorita de muitos escritores, e por boas razões. Ela não se importa em estar no topo da pilha, ela só quer estar em seu próprio nicho. Ela é o alicerce da equipe, aquela que está sempre pronta a dar uma mão. Ela faz torcida, mas nunca vai comandar.
Ela fornece apoio e confiança. Não tem um inimigo no mundo, mas tem muitos amigos.
O bom humor ajuda esta mulher através das muitas armadilhas em sua vida amorosa. 
Meg Ryan em Sintonia de Amor é um exemplo de Garota Animada.
Se ela está num bar desagradável, quando ocorre tamanho estrago, ela provavelmente vai tentar argumentar com os patronos da briga para tentar pará-los. Ela vai até esquecer suas diferenças com o  herói, se ela achar que juntos eles podem acabar com a disputa.
Se isso não funcionou, ela vai se colocar nos bastidores, estremecendo a cada golpe dado pelos combatentes. Mas ela não vai fugir, e ela vai estar mais preocupada com os lutadores do que com qualquer perigo para si.



4. O ESPÍRITO LIVRE
Brincalhona, divertida, esta heroína percorre a vida com um  saltar, pular e saltar. Sempre parando para cheirar flores e admirar as cores bonitas. Ela age por capricho e segue seu coração, não sua cabeça. Ela define as tendencias, ou não as segue e está a procura de novas experiencias. ela pode ser um pouco intrometida, deixando um rastro de vítimas  de suas boas intenções.
Exemplos para um Espírito Livre?
Emma de Jane Austen.
Ela se encaixa na descrição de " intrometidos bem intencionados que deixam um rastro de vítimas com suas boas ações."
As heroínas da Julie Garwood  são prováveis espírito livre.
Um Espírito Livre no meio de uma briga de bar?
As possibilidades são, de  que algum ato involuntário ou declaração dela desencadeou o conflito, mas ela é alheia a esse fato. Em vez disso, ela vai escolher um lado para torcer, e ficar no meio dando apoio moral ao lado que ela favorece. Ela vai resistir aos esforços do herói para colocá-la em segurança, curtindo a emoção oferecida por esse evento selvagem. Quando tudo acabar a adrenalina dela vai estar tão alta quanto uma pipa. 


5. A  INDEFESA
Audrey Hepburn
Esta é a donzela em perigo. Ela foi a estrela dos contos de Grimm, muitos de fadas. Cinderela, Bela Adormecida, Rapunzel..
Sua inocência  infantil evoca um desejo de proteção feroz nos heróis.
Mas não se engane, pois a Indefesa  tem uma tremenda força de vontade. Ela  não vai desistir, mas resistir.


Exemplos de Indefesa: Audrey Hepburn, em Sabrina.
Um clássico de Indefesa é Jane Eyre, de Charlote Bronte. Ela superou os maus tratos, e sua inocência e pureza ganhou o seu Mr. Rochester. Outro bom exemplo é a heroína de A Chama e a Flor, de Kathleen E. Wodwins. 


Essas mulheres são puras de coração, ás vezes elas tem um pouco de confiança, outras são inseguras. Elas parecem estar intocadas pelo mundo, paciente e adaptável a qualquer situação. Elas olham para o dia em que estarão livres de suas angústias, mas fazem pouco para trazerem esse dia mais perto.


Em uma briga de bar, a Inocente provavelmente virará para o herói em busca de ajuda para sair desta situação. Se isso falhar, ela vai ser encontrada prensada contra a  parede, bem fora da briga. Ela se refugias na sua pequena ilha de segurança, mas deixa  uma garrafa por perto, caso precise se defender, quebrando-a na cabeça de algum valentão.
Quando acuada, a Inocente, vai tomar medids desesperadas, mas só quando ela  não tem outra opção.


6. A BIBLIOTECÁRIA
Shirley Jones, como Marian a Bibliotecária no musical The Music Man(1962)
Ela se veste de  modo formal e apropriado, mas por debaixo do coque apertado, esconde uma mulher apaixonada.
Ela aprendeu ou foi informada que seus encantos físicos não deve - ou não pode- ajudá-la a chegar á frente; de modo que ela conduz com seu cérebro, não com seu corpo.
Vestida para reprimir, ela pode ser o sabe-tudo. Ela se esconde numa sala de aula ou  talvez seu esconderijo seja na biblioteca. Ela tende a pensar que tem todas as respostas e pode ser um pouco teimosa em relação a considerar ouras opiniões.
Quando a heroína é uma bibliotecária,  o trabalho do herói é despertar o vulcão que ela oculta sob seu exterior frio. Elas devem superar seus sentimentos de que são inadequadas como  mulher.
Uma Bibliotecária em um bar?
Bem é difícil imaginar como ela se aventurou no lugar, e se tal cena começou, ela fica horrorizada. Certamente um debate seria a melhor maneira de resolver as diferenças. Mas, sempre prática, ela toma um momento para olhar o local, para encontrar o caminho mais claro para a segurança. Ela não vai desprezar a ajuda do herói, mas ele também não vai poder contar com ele. Ela está acostumada a cuidar de si mesma. Ela pode ter alguns homens da  SWAT como seus guarda-costas para limpar o caminho, mas ela vai encontrar seu caminho.


7.A PALADINA

É uma heroína completamente moderna. Não é um violeta que se encolhe, nem uma moça angustiada.
Esta heroína(mulher) está em uma missão, e ela marcha direto sobre qualquer pessoa em seu caminho.
Tenaz e obstinada, ela descarta qualquer oposição ao seu objetivo. Não tente acalmá-la, e  não tente forçá-la a dar um tempo em sua missão. 
Se você não é parte da solução, você é parte do problema.
Quem são as Paladinas
Bem, exemplos atuais são Sarah Michelle Gellar, em Buff,   a Caçadora de Vampiros,  e Lucy Lawless, em Xena,  a Princesa Guerreira. Elas não precisam de qualquer ajuda- apesar de perguntar-lhes.
Mulher- Maravilha, Super-Girl, qualquer heroína de quadrinhos no sexo feminino é provável que seja uma paladina. Mas elas são encontradas em cenários mais realistas também. Helen Hunt teve uma personagem paladina, em Twister.
Aqui quero colocar uma observação minha: Esse tipo de heroína, nos romances foi encarnado por Megan, de Desejo concedido, da Megan Maxwell e Fiona, de O Segredo das Gêmeas, da Donna Fletcher.
Coloque  a Paladina no meio de uma briga de bar, e ela vai limpar o chão com os palhaços. Ela não tem tempo a perder com lutadores bêbados, ela vai movê-los para a direita, para fora de seu caminho. Ela vai encontrar um caminho para a porta, sem qualquer assistência. E se o herói tenta defendê-la, ela vai deixá-lo saber que ela não precisa de nenhuma proteção.


8. A CUIDADORA.
Esta heroína toma conta de todos.
Ela é uma ouvinte maravilhosa, e uma alegria de ter ao redor. 
Ela é serena, capaz e otimista. Ela pode ser a mãe descontraída que sempre faz biscoitos no forno. O dever e  o amor podem vinculá-la a quem ela cuida com determinação férrea, seja sua família ou amigos.
Julie Andrews em Mary Poppins é um exemplo perfeito de Cuidador . Gabrielle, em Xena, a Princesa guerreira também.
Seu papel na vida é cuidar de sua família e amigos. Ela é calma, legal, e todo o mundo sempre pode depender dela. Ela sabe todas as respostas para os problemas da vida.
Uma Cuidadora numa briga de bar vai certamente repreender os meninos impertinentes para que se comportem. E eles só poderiam começar a comportar-se porque esta senhora vai lembrá-los da  educadora de infância  agradável que eles tinham. Ela via limpar o nariz sangrento e ralhar com os meliantes. Ela vai agradecer ao herói  pela preocupação com sua segurança, mas ela é necessária neste lugar, e não irá embora até que seu trabalho esteja feito.

Bem ai está. Os 8 tipos femininos.
Onde sua heroína favorita se encaixa? Que tipo de heroína você gosta de ler?

Tami Cowden foi premiado co o "Golden Hearth"( Coração de Ouro), como um escritor ( revelação), ainda não publicado, na Conferência RWA em 2000.


Matéria na íntegra aqui.



8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Haaa amiga adorei o tema!!Alem de otimo e´diferente!!Amei viu!!:n
    Bjsss :t

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lexi!!!!
    Eu gosto de ler sobre todas,afinal cada uma tem seu encanto!!
    Mas as bibliotecárias quando se soltam nos livros,incendeiam seus mocinhos!!
    E não tem nada melhor que um mocinho pegando fogo!! kkkkkkk E adorei o post!!
    Bjs!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Édila e Paula.
    Também amo ler sobre todas. Sendo um bom romance, estou totalmente envolvida:c
    :g

    ResponderExcluir
  7. Todas são ótimas. Mas eu gosto mais das de Espírito Livre,pois suas estórias são sempre divertidas. Já A Paladina, costuma ser uma pedra na sapato do herói. O coitado não faz a miníma ideia de como conquistar, aquela mulher forte, de espírito indômito. Adoro esses tipo de estórias.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Vdd Marilena.
    As mocinhas da Julie Garwood que se enquadram na categoria Espírito Livre... eu moro de ri com as histórias.
    Quando li Desejo Rebelde, pensei que fosse estourar de tanto ri.

    :g

    ResponderExcluir

Adorei a sua visita!!!
Seu comentário é sempre bem vindo!!!
Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
E volte sempre!!!