quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Vestígios do Passado - Wendy Burge

Vestígios do Passado
Autora: Wendy Burge
Clássicos Históricos Especial
Ed. 197
Editora: Nova Cultural.


Os pecados do passado…

Varek Von Vischering tinha apenas um único dever: Providenciar um herdeiro para as terras da família. Agora com problemas políticos ameaçando seu reinado e os conselheiros exigindo que se divorcie, ele teme pela segurança de sua esposa. Christina.

Um amor nunca esquecido…

Christina nunca seria capaz de assistir seu amado marido tomar outra mulher. Assim, ela foge e encontra asilo nos braços de um nobre britânico. Mas tudo muda quando ela o acompanha a um congresso na Áustria, onde o destino a colocará frente a frente com o passado e com o ex-marido, que ela jamais esquecera…




Este é um livro que divide a opinião das pessoas.
Algumas que tem lido, odeiam. Outras, simplesmente amam. Eu me encaixo nesta segunda categoria.
Wendy Burge nos envolve e sensibiliza com indescritível maestria nessa bela história de amor. Um amor tão forte que resiste ao tempo, á distância e a inúmeros obstáculos e sofrimentos,  que atravessam o caminho dos mocinhos. Mas este amor se fortalece, para emergir, enfim com força total.
Vareck von Vischering, Arquiduque de Astenburg, defronta-se com uma decisão cruel: divorciar-se de Christina, seu grande amor e casar-se com outra mulher que lhe dê um herdeiro, ou continuar casado com sua amada, expondo a mesma aos fanáticos políticos, que não hesitariam em matá-la, visto que Christina não consegue gerar um herdeiro para o Grã-Ducado.
Pois é minhas amigas, um começo forte. Marcante e sofrido para os dois.
Vareck e Christina se amam desde bem jovens e viviam felizes. A única sombra sobre sua felicidade era o fato de Christina não conseguir levar adiante nenhuma gravidez. Ela sofre seis abortos! O que já era em si um grande sofrimento ao casal, se agrava com o dilema do Vareck, e a decisão dele dilacera os dois.
Vareck não pode imaginar Christina ferida e portanto, sua decisão é para protegê-la. Christina, por outro lado, não pode conceber a idéia de ver seu grande amor nos braços de outra mulher, gerando os filhos que deveriam ser dela!!

 "Quando Varek deitou-se ao seu lado e puxou-a para junto do peito, ela fechou os olhos e secou as lágrimas.
Queria aproveitar este último momento.
Um momento que teria que durar uma vida inteira."

Então Christina foge de Austenburg e tenta recolher os cacos de seu coração dilacerado e seguir com sua vida.
Sete anos depois, eles se reencontram em um Congresso em Viena, onde se discute a situação mundial e a fuga de Napoleão de Elba e sua iminente ofensiva contra a Inglaterra. Vareck agora um viúvo. Christina, porém, casada!!
Sim, meninas, mais um desencontro!! 
O Vareck fica arrasado ao saber que a Christina está casada. A gente fica tão envolvida com a história que chega a sentir a dor que toma conta dele. um homem forte, orgulhoso e completamente apaixonado, que se dispôs a abrir mão do que mais amava para protegê-lo.
Mas não pensem que ele se recolhe nas sombras. Não! O Arquiduque TDB parte para o ataque, disposto a reconquistar seu lugar junto a Christina, e possessivo como é, trata logo de demarcar seu território. Não a tinha perdido por longos anos, para depois de reencontrá-la, deixá-la escapar.

"— Nossos destinos ainda estão interligados. Se não, por que você estaria aqui? Ou eu? — Varek insistiu, inabalável. — Contudo, o destino pode ser imprevisto. E coisas estra¬nhas acontecem quando menos se espera — ele concluiu, o olhar fixo em Robert, que os observava dançar sem disfarçar o rancor.
— Você está ameaçando meu marido, Vossa Alteza?
— Eu sou seu marido. Diga-me que não vê meu rosto quando ele a possui. Com que freqüência você precisa se convencer de que o ama? Que está feliz nesse seu mundinho seguro e entediante? Diga-me, cotovia, a quem está se es¬forçando para convencer, a mim, ou a você própria?"
Além de possessivo, o Vareck é um homem de fortes sentimentos e não se envergonha de demostrá-los em momento algum. O marido da Christina fica completamente apagado em comparação com o Arquiduque TDB.
Achei a Christina uma mulher sofrida, porém fortalecida por estes mesmos sofrimentos. Ela me lembra a mítica da Fênix, ressurgindo das  próprias cinzas.
Embora seu coração pertença para sempre ao Vareck, ela tentou reconstruir a vida ao lado de outro homem e do seu filhinho. O seu reencontro com o Vareck torna a sua vida um verdadeiro inferno. Tantas emoções vindo á tona, tanto sofrimento surgindo do passado, mas ela não se acovarda. E embora ame aquele homem, mantem sua honra e lealdade para com o marido.
Embora Christina tente manter-se afastada de Vareck, tudo conspira para reaproximá-los. Confesso que passei por momentos de terrível tensão. Ficava me perguntando como eles ficariam juntos, afinal de contas, com a Christina casada e que jamais iria abandonar o marido e o filho. Nem mesmo pelo seu único e verdadeiro amor. 
"— Você é o ar que respiro, cotovia."

"— Eu te amo, cotovia. Nada jamais mudará isso. Nem tempo, nem distância... e nem mesmo a morte."

"— Apenas que a amo mais do que a própria vida."

"— Tornaremos a ficar juntos, cotovia. Por favor, creia nisso com a mesma firmeza com que você crê no nosso amor. Tornarei a encontrá-la. Se não nessa vida, na outra. — Ternamente, Varek a beijou nos lábios. — Prometa que esperará por mim.
Atirando-se nos braços fortes, Christina o apertou com ferocidade.
— Eu esperarei por você, meu único amor. Por toda eternidade e além."

Durante o desenrolar dos acontecimento, eu senti uma raiva imensa do Robert, marido da Christina. Eu entendia a insegurança dele e tudo, mas senti raiva mesmo assim. Mas ele me comoveu ao pedir perdão a ela e confesso que chorei muito com o desfecho para ele. 
Aliás eu chorei foi o livro todo. Meus pobres canais lacrimais secaram . Brincadeirinha. É só começar a ler novamente o livro e elas brotam....
E com a história chegando ao final, as peças do quebra-cabeça se encaixando, finalmente suspirei de alivio!!  sim, tudo de encaminha para o final feliz e.... e eis que a Wendy Burge  solta outra bomba na minha cabeça 
Gente, meu pobre coração não aguenta tanta coisa assim. ai eu comecei a chorar outra vez. Não me envergonho de dizer. Faltando exatas 10 páginas para o grã finale!! fiquei louca, desesperada. Dizia aos meus botões: Não pode ser. A Wendy ficou louca!! como pôde fazer isto?
Pausa para a racionalidade.
Tá bem, é apenas um livro. Mas eu fico tão envolvida na trama, que meu pobre cérebro se recusa a diagnosticar que o final feliz viria. Fiquei eu panico total!! Achei que tudo tinha se perdido. 
Mas... eis que chego a exatas 2 páginas do fim e... sim, sim, sim!!! A luz finalmente!!! O final feliz aparece!! Ufa!!! 
A Wendy foi má, muito má, maravilhosamente má.
É um livro que vale a pena ser lido.
 E preparando esse mar de opiniões, lembrei de uma belíssima música da Nana Caymmi, que eu achei que tinha tudo a ver com o Vareck e a Christina



Quando ela diz:

"Se uniu dois corações
Não vai mais separar"
Realmente, nada conseguiu separar o Vareck e a Christina. Nem mesmo o tempo, os obstáculos.


Uniu dois mundos em vidas tão separadas
Juntou caminhos, mas separou as estradas

Eles viviam felizes, mas foram separados.....


O meu amor só crê
Nas visões que o amor me dá
Se uniu dois corações
Não vai mais separar

Depois de tanto sofrimento, finalmente eles puderam viver seu amor.
Abaixo a capa em inglês.

Gostei mais da capa brasileira

5 comentários:

  1. ~Fiquei com muita vontade de ler!!!! Fiquei com medo tbém de ser aqueles livros que o mocinho fica: "Eu sei que vc me ama, vc não pode negar!!". me irrita e logo largo!!! Me Empresta?
    Bjos Fabi!!

    ResponderExcluir
  2. Ai, amiga, eu já não tenho paciência pra livro assim não.... :o
    Primeiro pq históricos já não são muito minha praia (só algumas exceções, hehe). Aí essa história de separa-separa, casa de novo, daí vem o triângulo amoroso, o quadradro, e já li um livro que - pasme - tinha até um pentágono, (não, não era Ellora's) kkkkkk
    É demais pra minha cabeça. Não sei se é uma fase minha, mas ultimamente não tô com muuuuita paciência para "encontros e desencontros somados a grandes períodos de separação" não, hehe.

    Claro que:

    1- A sua (maravilhosa) resenha me deixou com uma curiosidade pra ler essa história.... (só vc mesmo pra me fazer querer ler o que geralmente não me atrairia, :o)

    e

    2- Claro, eu relevaria TODOS esses fatos que eu citei me incomodar se se tratasse de um livro da Diana Palmer, kkkkkkkkk Daí leria sem fazer (muita) cara feia :i

    :g

    ResponderExcluir
  3. Lexiiiiiiiii...amiga.....primeiramente....
    eu queroooooooooooooooooo...esse livroooooooooo...buaaaaaaaaaaaa....:f

    Segundo....Vc ta querendo me matar com essa resenha misteriosa ? :j.....Eu to aqui surtando querendo saber alguns detalhes a mais e tu me faz esse mistério todo...ain..e esse final...como ?...minha imaginação surtou aqui tentando imaginar o que aconteceu...
    Lexi...má..má má....me deixando curiosa...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....:c

    Pera vamos resolver isso....pode começar a me contar algumas coisitas do livro...como vc sempre faz nas outras vezes....se não minha amiga eu tenho um piripaque de imaginação até ter meu livrinho nas mãos...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Bjuuuuuuuuuuuus amiga ...eu adorei o post...

    ResponderExcluir
  4. :c
    Meninas....
    como eu falei o livro divide opiniões e... requer, para os chorões de plantão, como eu, muitos lenços :o
    Mas no final tudo da´certo

    :g

    ResponderExcluir
  5. Morgaaaaaaaaaaaaaa
    vamos papear e te conto :c

    ResponderExcluir

Adorei a sua visita!!!
Seu comentário é sempre bem vindo!!!
Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
E volte sempre!!!