quarta-feira, 19 de setembro de 2012

As Estações de Londres



Olá queridos!!!
Já faz algum tempo que queria publicar este post, mas por uma razão ou outra, sempre ficava protelando...
Creio que não há sequer um romance histórico, especialmente os da época da Regência que não mencionem um baile, ou a temporada de bailes  de Londres. E lá se vai tia Lexi pesquisar  mais um pouquinho sobre este tema...afinal, me muito livros de romance que lemos, sempre aparece um escândalo durante a temporada... ou um libertino encontra sua presa/alma gêmea, enfim...

A Temporada de Londres era um curto período que coincidia com a abertura das sessões do Parlamento, após a Páscoa e estendia-se até 12 de agoto, quando entrava em recesso.O pico da temporada foi a quinzena em junho entre o Derby e a Ascot(O Derby, um evento para as massas, foi realizado em maio ou junho. Parlamento adiada para esta corrida. Ascot foi mais exclusivo, com a participação de classes superiores.)
Durante este período todos os representantes da aristocracia afluíam a capital e os meses eram marcados por inúmeros compromissos sociais, que incluíam  bailes luxuosos e noites  na ópera e teatro. E como bem podemos notar nos livros ambientados nesta época, era a ocasião perfeita para se encontrar o parceiro(a) adequado aos filhos(as).


Tipos de eventos sociais de desfrutados pelo Ton.

Em um dia típico na estação, as famílias levantam-se cedo para ir andando em Hyde Park. Rotten Row, uma faixa de areia, era o lugar preferido para ser visto. As damas também eram treinadas durante toda a sua infância para se tornar especialistas em montaria, montando graciosamente, ainda no comando do cavalo, agitando as mãos com amigos da sela, e desmontar. Eles também aprenderam a controlar o seu cavalo, de modo a evitar acidentes em multidões.


Depois de andar veio café da manhã. As damas, depois de fazerem compras e cuidar de deveres domésticos, como pagar contas, recebiam visitas apenas de pessoas muito achegadas.  Uma pessoa bem-educada jamais visitavam  conhecidos casuais no período da manhã. Após o almoço, os homens vão para o Parlamento ou o clube. As damas recebiam mais visitas, preenchendo assim as horas entre as 12:00 e 05:00. As visitas não deveriam exceder 1/2 hora, em comprimento, e de 10 a 20 minutos eram considerados adequados. Se os outros chegaram para fazer uma visita,  a primeira pessoa que havia chegado deveria educadamente ir embora.

Jantar era servido  6:00 ou 07:00, seguido de um sarau ou ópera. Na ópera, um cavalheiro sempre acompanhava  sua senhora, caminhando lado a lado com ela, a menos que o corredor fosse muito estreito. Ela sentava-se ao interior, ele no exterior. Um cavalheiro nunca saia do lado da dama, desde o início ao fim do espetáculo. Se ela não quisesse participar do passeio no intervalo, ele permanecia  com ela em seus assentos.

Bailes e danças iniciados em 10:00 e se estendiam até tão tarde quanto 03:00 O conjunto teve um número igual de valsas e quadrilhas, com uma ou duas outras danças. Programas listavam  a programação de danças. Os bailes eram normalmente aberto com uma valsa, seguido por uma quadrilha. Um cavalheiro poderia ser apresentado para damas em uma baile unicamente com a finalidade de dançar, mas não podia presumir de obter qualquer achego ou intimidade depois.

Em um baile, desde vestiários para damas e cavalheiros, com pelo menos um servo em cada um para lidar com as necessidades dos hóspedes. Um conjunto completo de artigos de toucador era fornecido nos vestiários para emergências.


Saiba mais lendo aqui e aqui.

7 comentários:

  1. Amei o post... lindoooo
    As vezes queria ter nascido lá... nessa época...
    ai ai.... suspiros!!!

    amei de verdade,parabéns!!!

    bjss

    Bianca

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigada Adriele e Bianca!!!

      Sempre tem nos livros essa coisa da temporada londrina né? A curiosidade bate!!!
      Agora viver lá... sei não. Tinha o lado bom, claro, mas tbm tinha mtas desvantagens!
      bjus meninas ;)

      Excluir
  3. Dorei miga , como sempre dando um show de conhecimentos
    bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bells!!!
      Tava com essa matéria aqui desde o ano passado acredita? Oo
      kkkk

      Excluir

Adorei a sua visita!!!
Seu comentário é sempre bem vindo!!!
Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
E volte sempre!!!