sábado, 7 de maio de 2011

Uma Viagem Pelas Highlands



Francis Croisset disse: " A Leitura é a viagem de quem não pode pegar um trem."
Concordo plenamente com ele. Através da leitura, podemos viajar sem sair do lugar, expandindo nossos conhecimentos. Conhecemos outros lugares, outras culturas e épocas.
A cada romance que leio inicio uma nova viagem. " Conheço" novas "pessoas" e o mundo que a cerca, compartilho de suas sensações e emoções e "vejo" o mundo ao seu redor através de seus olhos; pois nos tornamos companheiros por um determinado tempo.Me esforço para visualizar as pessoas, os lugares, as roupas.... Isto torna a leitura interessante e enriquecedora.
Em minhas " viagens literárias" já visitei vários lugares. Sejam  reais, como Inglaterra, Irlanda, Grécia ( embora as histórias sejam fictícias ) ou mesmo os fictícios como a cidade de Caldwell ( onde se passa as tramas da Irmandade da Adaga Negra) e não poderia deixar de mencionar, Jacobsville (bom, descobri que Jacobsville existe de verdade, mas não é povoada por aqueles cowboys e mercenários e agentes do FBI, tdb criados pela Diana Palmer, kkkkk ).
Mas um dos meus destinos preferidos é a Escócia!


Bandeira da Escócia




Acho que apesar de ter um nome de origem grega, minha alma é escocesa, kkk. Sou simplesmente fascinada pela aura de mistério e aventura que envolve a Escócia.

Lago  Ness ( Loch Ness)



Seja em  Romances de Banca ou  de Livraria; volta e meia nos deparamos com uma história que nos remete á Escócia, com sua fascinantes  e misteriosas Terras Altas, seus guerreiros valorosos, patrióticos, honrados e viris ( é claro! ).



Castelo de Eileen Donan





A cada leitura somos apresentados a um novo highlander, com seus desafios, seus ideais e suas intensas paixões. Conhecemos a vida na Escócia antes do dominio inglês, durante  o conflito com a Inglaterra, e no pós-guerra. Descobrimos a tensão da iminente guerra, os horrores dela e como marcaram a vida desses personagens e a garra deles para sobreviver e reconstruir suas vidas após a guerra. 
Várias autoras escrevem romances situados na Escócia. Entre elas, estão Shanos Drake, Sarah Gabriel, Diana Cosby, Michelle Sinclair e Hannah Howell.
Adoro os escoceses da Hannah Howell. Eles são possessivos e cabeça- dura, preferem arrancar um braço fora a se declarar; e suas heroínas fortes, independentes e decididas.
Quem nunca suspirou pelos homens do Clã Murray e agregados ? 


Somos levados a lugares como a capital Edimburgo, Glasgow  entre outros. 


Edimburgo


Não podemos esquecer a culinária, sendo o haggis um dos  pratos típicos. O haggis consiste num bucho de carneiro, recheado com vísceras, ligados com farinha de aveia ( bom, eu não comeria nem mortinha das Oliveiras, kkkk).



Adoro viajar pelas Highlands  e conhecer a cada nova história um escocês fortão, gatão, com espadão ( kkkk tudo com ÃO) e usando kilt.
John de Salvo





Ai, ai ,ai to morrendo aqui...
Mas falando em kilt...
Quando falamos em kilt, logo lembramos da Escócia.Mas os kilts não vêm exclusivamente de lá. Na verdade nem mesmo foram criados na Escócia. O que ocorre é que os escoceses foram e são os maiores "divulgadores" do traje.
O kilt é uma evolução de um túnica de lã da qual não se sabe ao certo a origem. Especula-se que tenha sido usada desde o século VI antes de Cristo, pelos Celtas, os antigos habitantes da Escócia. O kilt era o traje perfeito para quem vivia nas Highlands, pois além de aquecer, protegia da umidade.Sempre foi um traje com o  comprimento até o joelho.Como podemos ver na imagem abaixo.


Bem, vou finalizando esse post, na expectativa da próxima viagem. Qual será minha próxima parada? Para qual época e lugar serei conduzida? Que novas aventuras me aguardam?
Bjus meus.

12 comentários:

  1. Alexis eu também amo terras Altas onde há enumeros castelos acho que não sou dessa época nascir no século errado kkkkkkkkkkkkk mais vc está coberta de razão. manda mais ok beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkkkkkkkkkk, ok Fran.
    Vamos ver pra onde os livro me levarão da próxima vez.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Alexis...

    Amei o post!!!

    Viajei literalmente falando...

    E aprendi muito lendo seu post...

    Parabéns, fikou lindo!...

    Fora as fotos... hummm dos Highlands... em trajes... tão... tipicamente escoceses...rs.

    bjos
    Mara

    ResponderExcluir
  4. amo a escocia as paisagems as montanhas
    tudo me encanta eos romances ai,ai. nem se fala sou apaixonada terras altas faz meu coraçao pulçar
    forte terras baixas me faz sonhar .....

    ResponderExcluir
  5. Ai meninas, eu tava me preparando para dormir quando me surgiu essa idéia. Mas a Escócia é fantástica mesmo. E eu amo um escocês fortão, kkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha de comentar...kkkkkkk... Eu tenho alma escocesa e sangue escoces então já sei de onde vem a minha paixão que tá até no nome...
    Mas completando o kilt aí... li em algum ligar que as cores dos tartans pouco importam ou coisa parecida... é mentira viu? Os tartans, esses tecidos xadrezes tem como finalidade definir um clã. Os escoces não usam roupas coloridas em excesso e acham estranho o nosso modo de se vestir. Para eles cada cor tem um significado e cada um deles descreve uma caracteristica de seu clã... então como boa estudante de história...kkkk...pego a me imaginar... como devia ser na idade média. O povo normalmente vestia-se com a cor de seu clã e os aristocratas as cores de sua família então onde quer que vc estivesse vc seria reconhecido por alguém ou odiado por outro.....kkkkkkkkkkkk... as mulheres apesar de não trajarem os kilts eram obrigadas a usarem o manto de seu clã ou do esposo... as abastadas usavam como capa ou apenas adorno sobre a roupa sempre sóbria para uma terra montanhosa...

    xiii....acho melhor parar... me empolguei...kkkk

    Amo muito esse lugar...

    Adorei seu blog Alexis

    Desculpa a invasão aí

    Grande Beijo

    Saudades Amiga

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkkkk Kilts amei as informações extras. Me lembrou o livro A Perseguição da Lynsay Sands que o mocinho percorre a Escócia usando as cores do clã da noiva, e pensava ele que tava protegido, kkkkkk

    Adorei sua visita.Saudades de vc tbm Amiga. Bjus

    ResponderExcluir
  8. Eu não fiquei nem um pouco com vontade
    de experimentar esse haggism tem cada
    de minhocão, rsrsrs

    Já os mocinhos... é outra estória, rsrs

    ResponderExcluir
  9. :o
    Eliani, eu digo o mesmo! Esse haggis ai não desce nem que me matem.:c

    ResponderExcluir
  10. Amo ser brasileira, sério mesmo, amo o Brasil, mais sou perdidamente apaixonada pela Escócia, pelos escoceses então, nem se fala.
    Mais como ja falei antes, que mulher não ama um homem atraente de kilt? :o kkkk.

    ResponderExcluir
  11. Vdd Ilma. É assombroso como a gente fica caidinha por eles :o
    :g

    ResponderExcluir

Adorei a sua visita!!!
Seu comentário é sempre bem vindo!!!
Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
E volte sempre!!!