sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Tema em Destaque: Moda/ Regência- Mocinhos


" Como de costume ele oferecia um aspecto bonito e muito varonil. Não ia vestido com aquelas horrorosas calças de cetim tão na moda entre os jovens da alta sociedade. Oh, não, aquele objeto não se encaixava com o conde de Blackmore. Ele vestia um caro fraque de lã de caxemira, e o colete cinza e a gravata bege destacavam mais a sua simplicidade do que  qualquer dos extravagantes coletes de cores vivas que usavam os outros homens na sala." ( Lorde Proibido- Trilogia Lordes 2- Sabrina Jeffries- pág. 46).


 Com certeza alguma vez na vida vocês já ouviram dizer que " não é a roupa que faz o homem, mas o homem quem faz a roupa."(se o ditado não for assim, me perdoem, tive de adaptar ao post,).
Nos Romances Históricos que tanto amamos, especialmente no início do século XIX, na Inglaterra, durante o período chamado Regência, tantos os mocinhos quanto os vilões têm um olhar muito sexy, brilhantes botas até os joelhos,casacos longos,  laços de nós super elaborados, camisas engomadas e calças apertadas ... ui! estimulando nossa imaginação.
Esse tipo de moda masculina se tornou popular no início do século XIX, pois no século XVIII os homens se vestiam de forma muito extravagante e exagerada.
Entre 1795 e 1820, o terno costurando sob medida se tornou a preferencia masculina, e Beau Brummel(ver aqui) e seus amigos eram os mais altos representantes do novo estilo. Brummell nada mais fez além de tomar casacos longos, coletes e calças usadas pelos lordes ingleses e dar um olhar  mais refinado. Ele não era tão inovador, quanto perfeccionista Ele se tornou um verdadeiro ícone de estilo, dando seu selo sobre o novo estilo e argumentando que  um verdadeiro homem "deve se vestir com bom gosto e discrição e deixar as cores vivas e a maioria dos acessórios para as senhoras".
Podemos acompanhar um pouco a influencia exercida por ele no livro Desejo Rebelde, de Julie Garwood.


Vejamos algumas peças que  faziam parte desse guarda roupa inspirador.




O FRAQUE
Próprio para ser usado ao montar um cavalo. Era mais curto na frente e dividido em caudas na parte de trás, para proporcionar maior facilidade durante a equitação. Seu pescoço e a parte superior das costas e no peito eram muito apertadas. Ou poderiam ser trespassado e abotoado. O Corte da frente era geralmente mais curto do que o colete por baixo. 
A sobrecasaca era geralmente de lã, mas também poderia ser de linho nas estações mais quentes. Para o dia, a gama de cores poderia ser mais variada, mas á noite a moda ditava apenas cores escuras(preto ou azul) para este item que poderia ser coberto de botões ou latão ou estanho. O Coat também chamado de "grande casaco". Muitas vezes as capas que decoravama parte de trás do  casaco eram mais que uma.
O COLETE






Inicialmente tinha as mangas, mas tornou-se sem mangas após 1740. Aparentemente originou-se do casaco de um jóquei. Poderia ser de lã, linho ou seda e era frequentemente da mesma cor juntos, mas também em brocados ou desenhos listrados. Seu pescoço estava montado nas costas, e por vezes lapelas largas e dobradas, especialmente no início do século XIX.
O Colete era geralmente mais comprido na frente do que o fraque, para cobrir o topo das calças ou calções. 
Nem todos os físicos, no entanto poderia ser valorizados por esta peça.



A CAMISA
Geralmente feita de linho ou algodão.
Longa e larga (não muito diferente dos séculos anteriores), com mangas que  deixavam  os ombros e o pescoço na posição vertical, chegando as vezes á mandíbula do lorde totozito.
A camisa poderia chegar ao meio da coxa ou joelho, tinha uma abertura(mas não completa) na parte da frente e era tirada pela cabeça. 
E muitas vezes era a única peça de roupa usada. É por isso que um homem em mangas de camisa era muitas vezes considerado indecente... era um pouco como vê-lo de cueca 
As mangas com babados nos punhos foram considerados fora de moda nesse período, ms babados ainda eram aceitos
CALÇAS(CULATRAS, PANTALONAS, CALÇAS)
As culatras, ou seja, as roupas típicas dos homens, calças na altura dos joelhos no século XVII foram gradualmente desaparecendo. Durante um certo período de tempo que eles permaneceram em voga e indicados para a noite, mas foram então relegados para ocasiões muito formais ou para recepções na corte.
As calças podiam ser de lã, algodão ou linho. Continuaram a ter abertura com duplo abotoamento na frente e fechada com uma cinta ou botão logo abaixo do joelho.
As pantalonas(calças) foram introduzidas no final do século XVIII pelos revolucionários franceses. Elas podiam ser de diferentes comprimentos, até meados da panturrilha ou tornozelo. As calças eram de couro chamois(camurça) ou tecido de cor clara, branco, bege ou creme.
Pants(calças) como conhecemos hoje fez sua primeira entrada no guarda roupa masculino, durante o período da Regência. As vezes elas eram mais aderentes ao tornozelo, as vezes equipadas com palmilhas polainas feitas para cobrir os sapatos. Mesmo essas calças poderiam ser de lã, linho ou algodão. Inicialmente usadas apenas durante o dia, mas pouco a pouco elas foram aceitas para ocasiões sociais. Mas não em todos os lugares.
No Almack, famoso salão de baile em Londres, por exemplo, não se podia entrar sem as calças da noite regulamentares. Relata-se que certa vez, o Duque de Wellington(provavelmente o homem mais famoso de sua época) foi impedido de entrar, pois além de atrasado, trajava calças compridas em vez das regulamentares e elegantes calças nos joelhos.

GRAVATAS
A gravata ou laço passou a ser um acessório essencial dos homens.
Naquela época,  uma tira longa e fina de linho ou seda que era virada várias vezes em volta do pescoço e amarrada na frente.
Havia vários tipos d e nós que poderiam ser considerados mais formais ou mais adequados para situações informais.


CALÇADOS

Para o dia, botas de montaria, de couro preto ou marrom. Elas poderiam ser chamados de botas "Hessianas", ou seja, alta(estilo militar) que tinha uma parte que poderia ser puxada para cima durante o passeio e o andar.
Else St. James Street, era o sapateiro especializado em botas mais famosas de Londres e entre seus clientes mais famosos estavam o Príncipe de Gales(GeorgeIII), Wellington e Byron. 
Para ocasiões formais, continuaram a usar, com calções de seda, o sapato de dança com uma fivela.

ACESSÓRIOS

Durante este período, acessórios como luvas, bengalas, relógios, carteiras de artigos de couro ou pano foram muito bem  usados. As espadas geralmente usadas por homens em trajes  civis. 
Na verdade, os bastões(bengalas) tornaram-se moda, quando uma lei proibiu o uso de espadas nas ruas de Londres.
Para ver mais acessórios dessa época clique aqui.

Você também é uma daquelas que não resiste ao charme inegável de um mocinho usando camisa, calças apertas e botas Hessianas?
Então, alegria meninas! Aqui temos um vídeo onde temos fotos de vários modelos trajando a moda do início do século XIX.

9 comentários:

  1. Adorei Lexi...gostei tbm muito do modelo...nossa as roupas ficaram lindas nele....e tu explicou muito bem cada peça....:n

    Agora fala sério....é muita roupa para um homem só....só mesmo na imaginação das autoras para o mocinho fazer essa montoeira sumir (pof) tão rápido na hora do lálálá....:c

    ResponderExcluir
  2. :c
    É por isso Morgan que em uma de suas maravilhosas divagações a Martinha falou que as autoras tendem a exagerar nas cenas do lálálá :o

    ResponderExcluir
  3. Realmente é muito pano!!!
    Fico imaginando o calor que eles passavam! essa época não devia ser muito cheirosa! :c imagina...melhor nem imaginar!


    entre alguns livros que li, fico me perguntando: -esse povo não toma banho?? gennnte, tem livro que eles passam 70% viajando! será que o negócio não fede?kkk e as mocinhas com aqueles cabelos desguedelhados, com aquelas bocas sem ver uma escova de dentes!kkkk
    gennnte pra eles tudo cheira a morango e a menta!kkkk
    vixi falei da época errada!!! ahhh deixa pra lá, esqueçam que eu escrevi isso!! :h

    beijão lexis

    ResponderExcluir
  4. Izi eu ri alto agora!
    As autoras escrevem.... nós devaneamos... mas nem tudo eram mil maravilhas naquela época não. Será que o tal do aroma de limão no cabelo das moçoilas era porque o cabelo tava azedo? :e
    Tá parei. Não vou destruir nossas delicadas ilusões :o
    :g amiga

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkk
    verdade, vamos continuar com as nossas ilusões!!!
    Tudo era limpo, todos eram cheirosos, e sempre tinha um agradável perfume no ar!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Meninas!!!! Vcs já leram "Perfume, a história de um assassino"??
    Caso não tenham lido, leiam pelo menos as primeiras páginas, o livro faz uma descrição bem realista do século XVIII ... quer saber! não leiam, às vezes há certos assuntos que é preferível a ignorância :o Passei dias pra tirar uma certa imagem da minha cabeça ... aaahhhh m... lembrei de novo! :e

    Bjoss
    Renata Cristina

    ResponderExcluir
  8. Vdd Izi vamos continuar com nossas tenras ilusões :o

    Renata amiga, nem vou ler então :c
    tenho fortes tendencias a visualizações do que leio e as vezes ficam reprisando na cabeça como um filme :o

    :g

    ResponderExcluir
  9. Olá! Muito útil o seu post. Estava a fazer pesquisa na net e gostei muito das informações que aqui li e do do video. Beijinhos.Vou começar a seguir seu blog.

    ResponderExcluir

Adorei a sua visita!!!
Seu comentário é sempre bem vindo!!!
Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
E volte sempre!!!